Pular para o conteúdo principal

Qualidade total: conheça os 4 acabamentos que não podem faltar no seu kit montagem de bijuterias


Olá pessoal, vamos falar de qualidade? Sim, qualidade todo mundo gosta e nós precisamos dela para as criações de bijuterias.
E uma prática fundamental é usar os acabamentos e de forma adequada a cada criação.

1. Os terminais são os mais conhecidos.


Aplicados a cordões com auxílio dos alicates, estes são também adaptados para os diversos materiais artesanais que aparecem nas criações de bijuterias modernas. Estão disponíveis em tamanhos diversos e modelos variados para se adaptar ao material usado na criação. 
Bijuterias com "couro quadrado ou chato" ou "croche plano" e camurça se adaptam muito bem a esse acabamento. Ele somente não é indicado para linha e nylon. O uso de terminal nesses materiais provocará defeito de vício, partindo o fio com o uso da bijuteria.

2. O copinho é a terminação mais usada no momento 

devido aos materiais de montagem que estão em alta (como as cordas) e o seu uso intuitivo. Esse acabamento é colado na ponta do fio. 
A grande dúvida nessa montagem é sobre a cola que deve ser usada. A única cola que funciona nessa montagem é a "epoxi" (aquela que mistura dois tubinhos). Tem várias marcas disponíveis, todas são semelhantes e boas. Eu gosto de usar a de 12 minutos por ser mais econômica e me dá mais tempo de fazer mais bijuterias. (É que deixo pra colar várias coisas ao mesmo tempo).
Atendo aqui no ateliê várias colegas com problemas por adaptar outras colas para usar o copinho. As reclamações são de não colar, melar e até de esquentar. Então não recomendo nenhuma adaptação.
O copinho também é usado para terminar colares de couro redondos tipo roletê e cordão rabo de gato. O resultado é bem profissional.
Sim, as colas do tipo epoxi mancham a bijuteria. É preciso cuidado ao manusear e com a quantidade aplicada.

3. Mais usado na montagem profissional,

 o tip ou tip de bolinha é para terminar fio de nylon. Pulseiras ou colares levam essa terminação.
Essa montagem é uma técnica clássica e de muita qualidade. Aparece em bijuterias finas, semijoias e jóias. Quem quer criar com pedras verdadeiras e cristais precisa dominar essa técnica.

4. O conduíte

 é o acabamento de toda bijuteria ou jóia montada com linha. Sempre presente em colares encordoados. Esse é o acabamento "top". As criações mais finas são terminadas ou arrematadas com conduíte.

Mas Ju...

e aqueles acabamentos com botão, com fita, com cordão?
Esses e outros são acabamentos artesanais, derivados de artesanatos e com uso de aviamentos. Descrevi nesse post os acabamentos derivados da joalheria que é nosso ponto de partida no ateliê.
Quem sabe, no futuro, faço uma postagem sobre criações artesanais. Vai depender dos pedidos de vocês.

Então galera,

vamos equipar nossa caixinha de materiais. Não perca nenhuma oportunidade por falta de recursos. Vamos aplicar os acabamentos e criar sempre com muita qualidade.

Comentários