Seja você também seguidor do blog Biju e Arte

Você sabe fazer a terminação correta das suas bijuterias?

Montagem correta e montagem adequada de bijuterias


Olá amigos e alunos da Biju e Arte. Quero trazer ao blog um assunto bem delicado sobre a montagem de bijuterias. Vou me atrever classificar as técnicas de montagem de bijuterias em corretas e incorretas.
Antes que "soltem os cachorros" para mim, quero adiantar que o critério para essa classificação será o de trazer a maior qualidade para a bijuteria e evitar os defeitos por vício que podem acontecer.
Quando aprendi fazer bijuterias com minha mãe, Maura Travaglia, as criações tinham a obrigação de imitar joias. Lembro de muitos metais dourados e pérolas encordoadas. Os acabamentos eram a parte principal da montagem. Nessa época, só a Maura é quem podia terminar os colares aqui no ateliê.

Acabamento para colar com fio de nylon

Colar que usa fio de nylon só pode ser acabado com tipe de bolinha. A espessura do nylon é escolhida de acordo com o peso das peças que compõe o colar.

Acabamento para colar com cordão e colares de artesanatos diversos

O terminal não pode ser usado em colares com fio de nylon porque ele vai cortar o material e o colar vai arrebentar. Terminal deve ser usado em cordão, fios e tecidos. As bijuterias que vem do artesanato, como um colar de crochê por exemplo, deve ser acabado com terminal.

Como fazer colagens em bijuterias

Também tem as colas. Precisa ser produto próprio para bijuterias. Colas de artesanato e de uso geral não servem. Elas danificam as peças de montagem de bijuterias.
Para colar strass ou pedrinhas leves no metal use a cola a base de resina com pincel (A Legítima).
Já usei essa cola para unir couro com acabamento de copinho em peças leves e gostei muito do resultado.
Para colar pedras maiores em metal ou para finalizar acabamentos em cintos ou pulseiras usamos cola tipo epoxi, aquela que mistura duas bisnaguinhas (Gepoxi). Deve ser usada com muito cuidado porque em excesso ela vai manchar o metal.
Esses cuidados são todos essenciais para a montagem das suas bijuterias. Eu sei que tem um monte de gente falando "não é bem assim". Mas te convido testar. A galera que vem aqui no ateliê e prova as nossas dicas tem gostado e até participado dos nossos cursos. Vem fazer parte dessa galera também.

Conheça nosso curso de Bijuterias: Técnicas de Montagem Acabamento Profissional

Comentários