Seja você também seguidor do blog Biju e Arte

E agora?! Compro ou faço as minhas bijuterias para vender?

Fazer bijuterias para vender x comprar bijuterias para revender


Esse é mais um assunto bem polêmico onde a sua solução vai depender muito da sua personalidade.
Eu acredito que o sucesso de uma atividade está ligado ao seu prazer e satisfação. Então, para fazer suas bijuterias você precisa gostar de fazer o seu produto.

gostar de fazer o seu produto

Gostar implica em muitas variáveis. Aqui quero expor duas delas:
Gostar tem mais a ver com coração. Você traz um sentimento por criar. Um prazer em planejar, montar e finalizar que, por algum motivo te realiza. Há um orgulho em dizer "eu quem fiz".
Aprender gostar está na sua razão, você pensa " vou fazer para vender bijuterias exclusivas". Então, você aprende gostar por ter um objetivo racional.
Ambos são válidos e de igual valor. Mas é interessante expor vantagens de saber fazer bijuterias.

vantagens de saber fazer bijuterias

Vendedores e lojistas da área reclamam muito de quebra de bijuterias. Acidentes na loja por mau uso no manuseio das peças. É aquele clássico: a cliente que quer colocar o colar pela cabeça em vez de abrir o fecho.
Bom é quando só abre a argolinha, péssimo quando estoura o colar e vai bolinha pra todo lado. E para completar o cliente responde "credo. seu produto não presta".
Nesse momento você precisa de várias informações técnicas para contornar a situação. Saber se o colar está montado de forma correta para concluir se quebrou por esticar ou se estourou pelo material ou acabamento não serem de qualidade aceitável ou montagem incorreta.
Nos dois casos fica o prejuízo, você joga a bijuteria quebrada no lixo ou conserta. E para quem sabe consertar já é um ponto a mais porque economiza com a manutenção.
Quem se dedicou em fazer suas bijuterias usará a montagem adequada e de melhor qualidade para suas criações evitando assim a quebra por montagem incorreta.

o planejamento e o tempo

 Mas, o planejamento e o tempo são bem diferentes nessas escolhas. Quem compra as bijuterias prontas para revender inicia sua atividade com os clientes de imediato. Quem optar por fazer irá adquirir o material, desenvolver modelos e coleções e estabelecer valores de venda. Aí sim vai começar o processo final para chegar ao cliente.
Quem escolhe por montar suas bijuterias tem que levar em conta que este é um processo mais lento e precisa ser programado. Também cabe ao planejamento estabelecer valores máximos e mínimos de custo por unidade mantendo o valor médio dos produtos oferecidos.
Nossa solução na loja Biju e Arte, onde vendemos  bijuterias prontas, é uma coleção mista. Expomos bijuterias que adquirimos para vender e bijuterias que montamos no ateliê Biju e Arte.
Além de considerar todos os pontos que já mencionei, levo em conta dois critérios e mais uma dica:

dois critérios e mais uma dica:

1. se tem pronto para eu comprar, não preciso fazer. Se meu fornecedor me oferece um bom produto montado com uma boa negociação, ganho tempo no processo e tenho produto mais rápido a disposição para venda.
2. se a bijuteria que eu quero vender não é oferecida por meus fornecedores e a montagem dela me proporcionar lucro, então eu escolho monta-la. Planejo tempo, calculo o custo total de cada unidade e divulgo como uma bijuteria diferenciada por ser do Ateliê Biju e Arte. Dessas peças também dou uma garantia diferente das bijuterias de revenda.
Dica: já optei por comprar bijuterias lindas com acabamento incorreto, um tipo de montagem que eu sei que vai quebrar e não será por mau uso. Optei em adquirir mas levei para o Ateliê Biju e Arte e refiz a montagem com qualidade.

Finalmente, para concluir,

Finalmente, para concluir, conhecimento sempre é útil. Saber montar bijuterias será válido para você ter mais um conteúdo no seu leque de opções. A escolha de montar ou comprar pronto será pessoal.
O Ateliê Biju e Arte iniciou suas atividades antes da liberação das importações no Brasil. Nessa época não precisamos escolher porque não havia a oferta de bijuterias prontas disponível hoje no mercado. Mas, como tudo muda, nos adaptamos e procuramos sempre tirar o melhor das situações.

Conheça nosso curso de Bijuterias: Técnicas de montagem Acabamento profissional

Conte aqui nos comentários qual foi a sua escolha: comprar ou montar bijuterias?

Espero ter ajudado com mais essa postagem. Ficou dúvida, pode perguntar aqui nos comentários também. Logo mais tem postagens novas por aqui.

Sucesso a todos.

Comentários